Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos |
Olá
amigo bem vindo. Neste artigo iremos mostrar a você seis dicas de como criar
uma estratégia de conteúdo em minutos por meio de um passo a passo simples e prático.
As
estratégias de criação de conteúdos são extremamente importantes para o marketing
de forma geral, seja para empresas, pessoas, produtos ou outros. Lembre-se: o objetivo
que você pretende alcançar depende de sua abordagem de conteúdo atual.
Mas,
estamos aqui para lhe apresentar algumas dicas de como criar uma estratégia de
conteúdo em minutos – ao invés de semanas - e isso requer apenas uma única
folha de papel ou um computador com as respostas para seis perguntas simples.
Bem,
na verdade, a gente já inicia fazendo uma agora: você está pronto? Se a
resposta é sim, aqui está o que você irá precisar:
• 20 minutos
• Papel e caneta ou um computador
Tópicos
deste artigo:
1 - Por que você está criando conteúdo2 - O que você deseja que o conteúdo faça3 - Quem é a audiência pretendida do seu conteúdo4 - Quais são os formatos de conteúdo que você pode criar5 - Onde estará seu conteúdo, quem o publicará e com que frequência você terá novos conteúdos6 - Como você medirá o sucesso do seu conteúdo
Dicas de Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos Passo a Passo
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos |
Fico
feliz que você tenha decidido embarcar conosco nesta viagem de 20 minutos para
aprender nossas dicas de como criar uma estratégia de conteúdos em minutos. Por
tanto, não há como voltar agora - então vamos.
Pergunta 1: Por que você está criando conteúdo?
Para
começar, vamos responder a uma pergunta fundamental: por que você está criando
conteúdo?
Você
ficaria surpreso com a frequência com que esta questão é negligenciada.
Conhecer a resposta a esta pergunta irá ajudá-lo a concentrar todos os seus
esforços na criação do seu conteúdo para que ele seja eficaz.
Conteúdo
só por conteúdo, sem um objetivo abrangente, é um desperdício total de tempo e,
em muitos casos, também de dinheiro.
Voltemos
a nossa pergunta original e a centelha de todo esse esforço de 20 minutos:
alguém em sua equipe pediu que você criasse uma estratégia de conteúdo. Por
quê? O que motivou a necessidade?
Os
exemplos comuns incluem:
• Para aumentar a divulgação da marca ou
produto fazendo com que chegue a mais pessoas;
• Aumentar a quantidade de leads no funil
de vendas;
• Aumentar a geração de receita.
É
possível que seus esforços nas estratégias de criação de conteúdos se enquadrem
em um ou mais desses objetivos.
Aqueles
que tem maior prioridade escreva-os rápido. (Rápido, porque você só tem mais 13
minutos para chegar à sua estratégia de conteúdo documentada e finalizada!)
Pergunta 2: O que você deseja que o conteúdo faça?
Este
não é muito difícil se você já conhece a resposta antes de questionar. Compreender
o que deseja que o seu conteúdo realmente faça para o leitor é importante
porque ajuda a reduzir o tempo quando se trata de criação de conteúdo.
Os
exemplos comuns incluem:
• Mostrar o ponto de vista único da sua
marca ou produto no mercado;
• Atrair novos visitantes para o seu site,
blog ou mini site e aumentar a geração de leads;
• Fornecer aos potenciais clientes/visitantes
sua pesquisa de pré-vendas;
• Apoie os maiores esforços e objetivos
de SEO do seu site ou página na web;
• Ajude a recuperar ligações ou
conversões perdidas, como carrinhos de compras abandonados (no caso de
e-commerce e loja virtual) ou pedidos de demonstração;
• Remarketing para clientes existentes.
Pergunta 3: Quem é a audiência pretendida do seu conteúdo?
Se
você tiver um minuto ou dois extras, experimente gastá-los em sua audiência.
Seu público-alvo dirige todo o ciclo de vida do conteúdo e determina a eficácia
do mesmo na consecução dos objetivos pretendidos.
Afinal,
seu público é, literalmente, o grupo de pessoas que o seu conteúdo inteiro gira
em torno dele.
O
conteúdo personalizado para um grupo de pessoas muito específicas o ajudará a
concentrar seus esforços na montagem de conteúdos e a aprimorar sua abordagem
continuamente, pois seu público envia seus comentários sobre o envolvimento.
E
por falar em comentários e envolvimento do público, vale lembrar aqui que esses
são também uns dos fatores utilizados pelo Google para decidir em que página ou
posição seu conteúdo será ranqueado.
Aqui
estão algumas perguntas para ajudá-lo a entender seu público um pouco melhor:
• Qual a idade, o gênero e o nível de
conforto digital do seu público?
• Qual é o problema que seu público quer
resolver com sua marca ou produto?
• Qual é a principal razão para o seu
público não se converter?
Nossa,
nós agora já temos 50% do caminho completo!
Pergunta 4: Quais são os formatos de conteúdo que você pode criar?
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos |
Bem
amigo, agora que já está preparado para a batalha, liste os tipos de conteúdos
que você pode criar com o mínimo de dificuldade possível a fim de atingir o seu
público alvo ou a sua audiência.
Em
si tratando-se de empresas, estas podem e devem, no mínimo, ter um blog
associado ao seu site e consequentemente produzir conteúdos para ele, ou talvez
contratar uma agência para fazer algum trabalho correspondente com gráficos e
vídeos.
Dentro
do marketing digital, em especial os donos de blogs, mini sites e etc., são
pessoas que dependem permanentemente das estratégias de criação de conteúdos uma
vez que estes precisam constantemente alimentar suas audiências com
informações, dicas entre outros.
Em
ambos os casos, é importante sempre priorizar os formatos que você pode criar conteúdos
com frequência, de forma consistente e que atendam a padrões de alta qualidade.
Tenha
sempre em mente o seu público-alvo também e pergunte quais formatos de conteúdos
combinam com seu nível de conforto digital.
Os
tipos comuns de conteúdo incluem:
• Artigos de blog
• Infográficos
• PDF’s para download (guias gratuitos,
livros eletrônicos, estudos de caso)
• Vídeos
• Testes
Pergunta 5: Onde estará seu conteúdo, quem o publicará e com que frequência você terá novos conteúdos?
Ok,
então são tecnicamente três perguntas, mas todas estão relacionadas e você só recebeu 30 segundos para responder.
O
objetivo desta questão é ter uma ideia de distribuição de conteúdos, frequência
de conteúdos e participação de sua equipe conteúdos na elaboração dos conteúdos.
Aqui
estão algumas opções de distribuição de conteúdo para escolher:
• Páginas do site
• Blog
• Facebook
• Youtube
• Instagram
• Pinterest entre outros meios
Não
deixe antes de pesquisar onde estão seus potencias clientes. Mesmo sabendo que
as redes sociais são uma verdadeira máquina de tráfego orgânico, lembre-se que
nem todos estão ali com o pensamento de compra.
Apenas
circule os conteúdos onde realmente se seja viável. Para as empresas que estão
iniciando, provavelmente será o blog a sua porta de entrada e também uma
página no Facebook.
Pergunta 6: Como você medirá o sucesso do seu conteúdo?
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos |
Você
pode sentir que esta pergunta pode levar horas ou dias para ser respondida e
você está certo.
Mas,
embora a medição possa ser complicada e cheia de matrizes de métricas de
conteúdos, para que você atinja a linha de meta da estratégia de conteúdo,
vamos simplificar esse marco final.
Qual
é a forma como você pode medir o sucesso do seu conteúdo?
Queremos
combinar nossos objetivos com nossa medida para que possamos analisar nosso
desempenho no contexto certo.
Leads
são excelentes, mas se o seu objetivo está focado no SEO
do seu site e você não consegue atingir o crescimento desejado no tráfego orgânico, algo
pode estar errado.
Ao
definir o seu objetivo de medição, certifique-se de definir uma linha de tempo.
Isso pode ser de noventa dias ou um anos, dependendo da sua resposta à pergunta.
Ao
definir o seu objetivo de medição, assegure-se de configurar intervalos para verificar
e fazer estudos dos dados.
Aqui
estão algumas metas comuns de medição:
• Alcançar uma determinada quantidade de
leads ativos de conteúdo para download dentro dos primeiros 90 dias
• Aumentar o tráfego orgânico em 10% no
ano
• Aumentar os visitantes de retorno em 5%
no prazo de 6 meses
Parabéns!
Você acabou de completar uma estratégia de conteúdos excelente:
Ufa!
É isso aí. Suas respostas a essas seis perguntas acabaram de produzir uma
estratégia de conteúdo de uma página inteira.
Como
assim? Se eu fosse você, eu estaria muito feliz nesse momento porque esses 20
minutos produziram um excelente conteúdo e a razão pela qual você deve fazer
este exercício é porque a parte mais difícil é apenas começar.
Conclusão
“Feito
é sempre melhor do que perfeito”. Não importa quão fantástica, linda ou trabalhosa
seja uma estratégia de elaboração de conteúdos, a execução é sempre a parte
mais importante.
Montar
uma estratégia de conteúdos eficiente é mais que necessário para o marketing.
Independentemente
de qualquer que seja o seu foco, sua marca, empresa, seu blog, site, seu negócio online, enfim, se você quer que ele torne-se não só conhecido, mas relevante
para sua audiência, nosso conselho é: gaste tempo na criação de estratégias de
conteúdos e aguarde os resultados aparecerem gradativamente.
A
propósito:
Até aqui você aprendeu o quão importante é planejar estratégias de criação de conteúdo para seus negócios, bem como conheceu nossas dicas de como criar estratégias de conteúdos em minutos.
Se você gosta do marketing de conteúdo e tem interesse em conhecer mais sobre como trabalhar com ele, sobre tudo, como iniciar um negócio online do zero, te convido a clicar no link logo abaixo e conhecer mais sobre como criar uma estrutura de negócio online altamente lucrativa mesmo se você for um total iniciante.
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